PISTAS PARA O TESOURO

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A primeira vez

Irineu abandonou o projecto de ordenar todas as suas recordações sexuais da mais antiga para a mais recente, quando percebeu, após várias tentativas falhadas, que mesmo a sua vasta e profunda memória era pequena e mesquinha quando comparada com o labirinto complexo dos desejos e experiências de um ser humano. No caso, ele próprio.
Começar não era difícil, pois a primeira de todas as suas recordações sexuais era tão breve e misteriosa  quanto indiscutível  e imponente, como se fosse uma luz originária que, desde os anos muito velhos da infância, iluminava as outras experiências. 
Tinha quatro ou cinco anos quando, por razões esquecidas,  espreitou pelo buraco da fechadura da casa de banho. Viu a sua mãe nua saindo do banho. Nem a toalha com que secava o cabelo preto, nem a sua pele muito branca e pingando água ou sequer os dois seios pendurados como pêras quase a cair depois de alimentarem dois filhos vorazes, prenderam a atenção Irineu. O seu olhar foi usado por inteiro para contemplar o desconhecido triângulo preto que sua mãe tinha entre as pernas, mesmo no sítio onde ele se sentava quando trepava pelos seus joelhos acima. Irineu fugiu para a rua antes mesmo de sua mãe enfiar as cuecas largas e pouco sensuais. 
A incompreensível imagem dos pêlos púbicos de sua mãe acompanhou-o ao longo dos anos e foram muitas  as ocasiões em que a sua inquieta imaginação obrigou a memória a devolvê-la e a expô-la sob a luz da consciência. Foram muitas  as ocasiões em que se interrogou acerca das marcas que eventualmente teria deixado na sua maneira de ser.

14 comentários:

  1. Nesta idade que viu e não esqueçeu?
    Marcou para sempre.

    ResponderEliminar
  2. Das primeiras e mais marcantes recordações eróticas do homem, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  3. Olá Jaime,

    Obrigada pela visita no universo interior de Luna. Anjo sim (foi essa a primeira imagem que despertou), pelo conjunto de toda sua obra, o belo sorriso numa alma de homem-menino, de semblante doce que exalava uma paz interior, um convite a um abraço apertado e acolhedor. Que despertou um sentimento tão terno que aqueceu a alma de Luna e a deixou nas nuvens, deixando-se abrigar nos braços de um anjo que aparentemente não tinha asas, mas que a fazia voar como ninguém... =)

    Gostei do seu espaço, da forma como escreves.

    Tenha uma boa noite!! =*

    ResponderEliminar
  4. Interessante o seu post. Rememora tempo e espaço com sobriedade e mistério. Faz com que o leitor viaje com o personagem em cada detalhe que discorre, como na curiosidade do menino que guardou por longo tempo a imagem sensual da mãe nua na casa de banho.
    Muito bom!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Momentos difíceis da infância, para perguntas que ficam sem respostas.

    Retribuo ao amigo a visita e o gentil poema que deixastes em meus espaços.

    Obrigado,

    Forte abraço e bom final de semana.

    Hod.

    ResponderEliminar
  6. Há coisas que nos ficam na memória e influenciam em muito a nossa vida futura :)

    ResponderEliminar
  7. As criticas são sempre bem vindas quando são dadas de coração para a melhora do outro.

    Deus é tão perfeito que ele tem tempo para cuidar das grandes catástrofes como a do Haiti, como das vitimas de enchente em São Paulo, como de um mendigo que bebeu de mais e anda cambaleando pelas ruas de uma grande cidade, ou de uma criança que por pensar que pode voar sobe em uma janela e no ultimo momento aparece alguém para tira-la de lá. Deus ainda tem tempo para mim e para você. Por isso ele é DEUS, grande, perfeito, Onipotente = Pode todas as coisas
    Onipresente = está presente em tudo e em todos os lugares.

    E eu sempre o chamo quando estou perdida em meus pensamentos. Acho que você não deveria duvidar de como ele pode e tem tempo para cuidar de cada um de seus filhos.

    Ele sempre me atende. Acho que você devia tentar.

    ResponderEliminar
  8. Há imagens que marcam, e há textos que explanam isso. ;)

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre soube que nada é impossivel, sou a prova viva disso!!
    ____________*

    Intrigante sabia??!Esse texto pra mim foi tao forte, quanto a mais forte lembrança de Irineu...Acho que é minha loucura para ter filhos homens, me surgem tannntas dúvidas em relação a sexualidade dos meninos...

    Adorei aqui e sigo :)
    Muiito Obrigada pela visita!!

    ResponderEliminar
  10. Agradeço a sugestão e, claro, o comentário.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Nossa curiosidade voraz nos leva muitas vezes a situações embaraçosas... O desejo inconsciente se aflora!
    Um abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  12. UMA CRIANÇA INOCENTE QUE VIU O CORPO DA MÃE E PROVAVELMENTE NÃO TINHA NINGUÉM PARA O DISTRAIR...E ESSA IMAGEM FICOU GRAVADA...

    ResponderEliminar
  13. olá jaime,

    obrigada pelo seu carinho.
    adorei seu post!! marcante e profundo.
    otimo fds.
    bjos.

    ResponderEliminar
  14. Há fatos que nos marcam porque são dados como estigmas, como tabus, como totalmente pecaminoso, se não fosse assim as masi ínfimas descobertas do corpo na primeira idade, a vida sexual de muita gente seria melhor do que é...
    Um beijinho, Jaime.

    Tua linha literária é diferente, mas gosto muito dela. Parece muito com a forma de Nelson Rodrigues retratar a vida.

    ResponderEliminar